Skip to content
destaque

Blogue SHIFT | Crise climática e adaptação justa: o momento da verdade

No Blogue SHIFT, contámos com um post da autoria de Carla Gomes (ICS-ULisboa), que desenvolve uma análise premente da “Crise climática e adaptação justa: o momento da verdade“.
Neste artigo a não perder, saiba mais acerca das tarefas urgentes que enfrentamos perante a COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas), que decorrerá entre 31 de outubro e 12 de novembro.
“A pandemia da COVID-19, que forçou o adiamento da COP por um ano, veio agravar as desigualdades e sublinhar as limitações da solidariedade internacional, que há muito se tinham tornado evidentes na gestão da emergência climática. […] O dilema da justiça climática global é bem conhecido: muitos dos países com menor contribuição histórica para o aquecimento global são os mais afectados pelo impacto dos extremos climáticos, quer pela sua menor capacidade de resposta quer pelas características do seu território”
Carla Gomes é investigadora do ICS-ULisboa, onde tem colaborado em múltiplos projectos nas áreas da sustentabilidade e das alterações climáticas. É autora do livro “Alterações Climáticas e Desenvolvimento Limpo: Cooperação entre Portugal e os PALOP”, premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Artigo recente sobre adaptação climática em Moçambique, na revista Climate and Development: “Trusted Land”