Blogue SHIFT | Da esquizofrenia das políticas ambientais em Portugal. Conhecimento de base científica no apoio à tomada de decisão – Precisa-se
Perante a 28ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Rosário Oliveira (ICS-ULisboa) desenvolve uma análise premente acerca do estado atual das políticas internacionais, europeias e nacionais de ambiente e alterações climáticas e os cruciais contributos do conhecimento científico. Este artigo a não perder, intitulado “Da esquizofrenia das políticas ambientais em Portugal. Conhecimento de base científica no apoio à tomada de decisão – Precisa-se” foi publicado no Blogue SHIFT.
“O facto é que estamos a retroceder relativamente à obrigação de restauro ecológico em 20% dos ecossistemas europeus e nacionais até 2030 e, novamente, a polarizar posições entre os defensores da Lei do Restauro da Natureza e os defensores de modelos insustentáveis de atuação sobre o ambiente, nomeadamente o lobby da agricultura intensiva, pondo em questão a soberania alimentar e a transição energética na Europa.
Nesta controvérsia, a academia tem um papel fundamental para que os diversos argumentos possam ser debatidos e fundamentados numa base científica, o que tem originado tomadas de posição neste sentido por parte de diversos investigadores.”
Rosário Oliveira é arquiteta paisagista, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no Grupo de Investigação ‘Ambiente, Território e Sociedade’. A sua investigação procura responder aos desafios societais, nomeadamente a emergência climática, o planeamento alimentar e a perda de biodiversidade, através de processos transformativos e soluções de base natural que integrem a ciência, as políticas públicas e a ação, com impacto positivo no bem-estar humano, na economia, na qualidade ambiental e da paisagem.