Blogue SHIFT | Demografia, avaliação de necessidades de habitação e governança metropolitana
Esta semana, o Blogue SHIFT contou com a valiosa colaboração das investigadores Alda Botelho Azevedo e Sónia Alves, num artigo intitulado “Demografia, avaliação de necessidades de habitação e governança metropolitana“.

A importância de uma apropriada avaliação das necessidades de habitação e da adequada definição de estratégias de habitação à escala metropolitana é manifesta no caso português, onde as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, segundo os resultados dos Censos 2021 do Instituto Nacional de Estatística, concentram 44,5% do total da população residente.

Este post a não perder é desenvolvido no âmbito dos projetos de investigação PopUP (Population and housing needs in Portugal, 2021-2050) e SustainLis (Sustainable urban requalification and vulnerable populations in the historical centre of Lisbon), financiados pela FCT.
Alda Botelho Azevedo é doutorada em Demografia, é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa) e professora auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa).

Sónia Alves é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Tem participado em diversas investigações nas áreas da geografia social, sociologia urbana, políticas urbanas e planeamento urbano.