Blogue SHIFT | Dois anos de Shared Green Deal: balanço das principais atividades

Esta semana o Blogue SHIFT publicou o artigo Dois anos de Shared Green Deal: balanço das principais atividades  da autoria de Mónica Truninger (ICS-ULisboa), que divulga o balanço das principais atividades desenvolvidas no Shared Green Deal, um projeto Horizon 2020 que visa estimular e capacitar ações em prol do Pacto Ecológico Europeu. Neste artigo a não perder, conheça alguns dos seus resultados preliminares, relativos ao mapeamento de 2000 iniciativas europeias que se dedicam à implementação do Pacto Ecológico Europeu.

“numa análise preliminar à base de dados do projeto Shared Green Deal vemos que é na categoria da transição justa que identificámos mais iniciativas, tanto na Europa, como em Portugal. Isto é, nas várias temáticas, seja na mobilidade, na alimentação, nas energias limpas, entre outras, existe uma clara preocupação das organizações que as dinamizam em promover uma transição que salvaguarde a justiça ambiental, a inclusão social e, no fundo, implementando a dimensão social da sustentabilidade.”

Mónica Truninger, Socióloga e coordenadora do SHIFT: Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordenadora da equipa do projeto SharedGreenDeal no ICS-ULisboa.