Blogue SHIFT | Gestão é tudo (SQN)

Esta semana, o Blogue SHIFT contou com a colaboração de Daniel Roedel (ISEG), num artigo intitulado “Gestão é tudo (SQN)” – “só que não”. O autor desenvolve uma reflexão premente acerca da crescente mobilização de técnicas e modelos de gestão que visam “indicar seriedade e profissionalismo, mesmo que não se saiba bem o que ela significa”.

” A assunção da gestão como uma categoria superior de sucesso, acima do bem e do mal, sugere que fora dela não há caminho. Assim, a gestão se estabelece como culto e é pelo que se entende ser ela que se pode alcançar bons resultados no espaço organizacional e até mesmo pessoal […]  Reagir a esse modismo, não significa negar a importância da gestão, mas questionar o seu propósito e a quem serve, pois não basta entendê-la restrita a indicadores econômico-financeiros. Há que se considerar outros aspectos, como o alcance social e ambiental da racionalização e da produtividade.”

Daniel Roedel é pós-doutorando no ISEG da Universidade de Lisboa. Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Administrador formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do núcleo do Rio de Janeiro da Auditoria Cidadã da Dívida Pública brasileira.