Blogue SHIFT | Maricultura em Pitangui/RN: género, economia solidária e meio ambiente

Esta semana no Blogue SHIFT,  contamos com o post “Maricultura em Pitangui/RN: género, economia solidária e meio ambiente” da autoria de José Gomes Ferreira (UFRN) e Winifred Knox (UFRN).
Conheça o projeto de investigação “Boas Práticas de Enfrentamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará” liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e as reflexões desenvolvidas no âmbito do “acompanhamento dos pescadores da vila de Ponta Negra, em Natal, e das maricultoras da AMBAP – Associação de Maricultura e Beneficiamento de Algas de Pitangui “.

“A maricultura é muito importante para a economia solidária desenvolvida por grupos de mulheres. Até à criação da AMBAP as famílias tinham como única renda o dinheiro da atividade dos homens. O reforço da Associação trouxe mais uma opção para as famílias e também se repercute na autonomia e papéis sociais das mulheres, assim como no cuidado com a preservação dos ecossistemas”

José Gomes Ferreira, professor visitante no Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, leciona na graduação de Gestão de Políticas Públicas e na Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Coordena e participa em projetos sobre a temática ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento regional, políticas públicas, memória da seca e semiárido.

Winifred Knox, professora no Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, leciona na graduação de Gestão de Políticas Públicas e na Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Coordena e participa em projetos sobre a temática das comunidades pesqueiras, os conflitos socioambientais, desenvolvimento regional, políticas públicas, género e decolonialidade.