Blogue SHIFT no Dia Mundial do Animal | Progresso moral e ‘o fim da história’, por João Graça
No dia Mundial do Animal, João Graça (ICS-ULisboa) convida-nos à “reflexão sobre progresso e moralidade face à utilização de animais não-humanos em função de interesses humanos” num post do Blogue SHIFT, intitulado “Progresso moral e ‘o fim da história'”.
“A exploração animal é atualmente considerada a maior causa de sofrimento antropogénico (i.e., sofrimento causado pela ação humana) à escala global. Este sofrimento é alavancado sobretudo pela produção animal para alimentação humana, face à escala dos atuais padrões e sistemas de produção, abate e consumo. A investigação em ciências sociais sobre esta temática tem demonstrado – repetidamente – que os sistemas de crenças e justificações que sustentam a opressão do “Outro” não-humano (i.e., animais) são os mesmos que sustentam a opressão do “Outro” humano (e.g., exogrupos étnicos ou sociais).”
João Graça é doutorado em Psicologia, Investigador Associado no Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), e Professor Auxiliar na Universidade de Groningen (Holanda). A sua agenda geral de investigação consiste em identificar caminhos de transição para contextos e ambientes mais sustentáveis, numa visão alargada de sustentabilidade que inclui a melhoria das relações sociais e da nossa relação com o ambiente.