Blogue SHIFT | O Desafio da Justiça Ambiental no Brasil: Breve resenha do 1º ano do Governo Lula
No artigo “O Desafio da Justiça Ambiental no Brasil: Breve resenha do 1º ano do Governo Lula” publicado no Blogue SHIFT, Luiz Carlos de Brito Lourenço (ICS-ULisboa) desenvolve uma análise premente do processo de “reconstrução da agenda socioambiental” no Brasil, assim como das perspetivas futuras das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
“O objetivo aqui é delinear o ponto da situação ao final do primeiro ano da nova gestão do Presidente Lula, sem pesar sucessos e erros de gestão pública em tão curto prazo. São apresentadas notas fotográficas de eventos e seus atores políticos, os quais, embora distantes dos compromissos internacionais, foram confrontados pela violência de episódios ambientais e climáticos, porém agora sob a marca vencedora dos ideais democráticos que frustraram a tentativa do golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.”
Luiz Carlos de Brito Lourenço é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (Brasil), e Investigador Associado do ICS/Universidade de Lisboa.