Blogue SHIFT | O ICS na Noite Europeia dos Investigadores 2022: ‘Desafios da Sustentabilidade – Cidadãos em Transição’

Esta semana no Blogue SHIFT, saiba mais acerca da participação d’”O ICS na Noite Europeia dos Investigadores 2022: ‘Desafios da Sustentabilidade – Cidadãos em Transição’”!

André Pereira (ICS-ULisboa), Joana Sá Couto (ICS-ULisboa) e Inês Gusman (Universidade de Santiago de Compostela) refletem acerca da abordagem desenvolvida pelos Grupos de Investigação SHIFT e SPARC do ICS-ULisboa nas atividades que dinamizaram neste evento europeu de divulgação científica.

“Cada vez mais o outreach na ciência assume uma relevância mais abrangente que a simples comunicação de investigação, e de conceitos disciplinarmente específicos e complexos, a um público mais vasto. É um processo que ultrapassa a simples divulgação: trata-se de coprodução de conhecimento, envolvimento dos cidadãos no debate e transferência de conhecimentos, conceitos e metodologias. Uma cidadania mais informada e ativa é fundamental para construir soluções para os desafios que enfrentamos enquanto sociedade”

– André Pereira é doutorando no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável do ICS-ULisboa.
– Joana Sá Couto é antropóloga, doutoranda no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável do ICS-ULisboa.
– Inês Gusman é investigadora pós-doutoral do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela e investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Grupo SHIFT).