Blogue SHIFT | O modelo de regeneração de Aalborg Øst: Um projeto LEGO de esperança

No mais recente post do Blogue SHIFT, intitulado “O modelo de regeneração de Aalborg Øst: Um projeto LEGO de esperança“, Sónia Alves (ICS-ULisboa) desenvolve uma reflexão premente sobre o modelo de regeneração da cidade dinamarquesa de Aalborg, relacionando-o com os contributos do projeto de investigação europeu DASH – Deliver sAfe and Social Housing.

“A transformação da área de Aalborg Øst foi possível graças a um notável investimento em colaboração e diálogo que construiu pontes entre os peritos técnicos e os peritos da vida quotidiana (inquilinos), para os quais foram sendo encontradas soluções concretas e adaptadas às suas necessidades e preocupações. O sucesso da transformação de Aalborg Øst, e, no geral, o sucesso de processos de regeneração urbana que se baseiam em renovação e densificação do stock de habitação, depende da capacidade de conciliar os interesses e expetativas dos residentes antigos com os novos residentes, com benefícios para todas as partes envolvidas.”

Sónia Alves é licenciada em Geografia (FLUP – Universidade do Porto, 1997), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP e FEUP, Universidade do Porto, 2002) e doutorada em Sociologia (ISCTE, 2011). Os principais temas da sua investigação incluem a relação entre planeamento e habitação, nomeadamente o modo como o planeamento do território pode contribuir para promoção de habitação social e acessível, mitigando tendências de segregação socioespacial.