Blogue SHIFT | O que conta enquanto “extensão” em ciências sociais? Reflexões a partir da Caravana pelo Direito à Habitação
No mais recente artigo do Blogue SHIFT, intitulado “O que conta enquanto “extensão” em ciências sociais? Reflexões a partir da Caravana pelo Direito à Habitação, Simone Tulumello (ICS-ULisboa) aborda o reconhecimento da comunicação científica e de iniciativas colaborativas com a sociedade. Nesta reflexão, dá a conhecer uma iniciativa que abrangeu ações de intervenção social e que foi integrada nas considerações da Comissão que estabeleceu o prémio de Extensão em Ciências Sociais do ICS-ULisboa.
“Damos um salto atrás, para o mês de setembro de 2017, quando a Caravana pelo Direito à Habitação atravessa Portugal para dar «visibilidade às questões da habitação em Portugal, às grandes carências e precariedade persistentes, afirmando e juntando a voz das populações que têm sido esquecidas, ignoradas, excluídas». […] Entre a pluralidade de subjetividades que animaram a Caravana estavam também muitos investigadores e investigadoras universitários, que participavam em organizações como Habita – Associação pelo Direito à Habitação ou Chão – Oficina de Etnografia Urbana. […]
Essa experiência foi o pontapé de saída para uma reflexão que quisemos levar em frente quando o ICS-ULisboa criou a Comissão de Extensão Universitária e começou a preparar o Prémio ECS. “
Simone Tulumello é investigador auxiliar em geografia no ICS-ULisboa. Os seus interesses se colocam na fronteira entre geografia humana, estudos urbanos críticos e economia política: habitação; violência e segurança urbanas; imaginários urbanos. Tem especial interesse nas trajetórias dos contextos semiperiféricos, com experiência de campo no Sul da Europa, no Sul dos EUA e Argentina.