Blogue SHIFT | | O valor da vida urbana: reflexões sobre habitabilidade, normatividade e exclusão

No mais recente post do Blogue SHIFT, Elizabeth Dessie (Universidade de Manchester) explora o tema da vida urbana, com base nas discussões e interações surgidas durante o workshop “𝑊ℎ𝑎𝑡 𝑚𝑎𝑘𝑒𝑠 𝑢𝑟𝑏𝑎𝑛 𝑙𝑖𝑓𝑒 𝑤𝑜𝑟𝑡ℎ 𝑙𝑖𝑣𝑖𝑛𝑔? (𝑅𝑒)𝑒𝑣𝑎𝑙𝑢𝑎𝑡𝑖𝑛𝑔 𝑡ℎ𝑒 𝑣𝑎𝑙𝑢𝑒 𝑜𝑓 𝑢𝑟𝑏𝑎𝑛 𝑙𝑖𝑓𝑒”, que foi dinamizado pelo Dinamia’CET (ISCTE-IUL) e pelo Urban Transitions Hub (ICS-ULisboa) em maio de 2023. Este artigo a não perder é intitulado “O valor da vida urbana: reflexões sobre habitabilidade, normatividade e exclusão“, e está disponível também em inglês (AQUI).

“O que faz com que a vida urbana valha a pena ser vivida? Com cidades em todo o mundo que consubstanciam os motores económicos de desenvolvimento e transformação, o valor do urbano tem sido geralmente conceptualizado em termos monetários. Mas como é que a habitabilidade interage com as necessidades e experiências subjetivas dos habitantes da cidade, e até que ponto a exclusão é uma parte integrante da patologia urbana sob efeito do capitalismo global? O que seriam as cidades se abandonássemos o capital como qualificador monetário de valor? E que descobertas faremos se integrarmos história e relacionalidade no entendimento do que são as cidades e do que é urbano?”

Elizabeth Dessie é bolseira de pós-doutoramento no 𝐴𝑓𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛 𝐶𝑖𝑡𝑖𝑒𝑠 𝑅𝑒𝑠𝑒𝑎𝑟𝑐ℎ 𝐶𝑜𝑛𝑠𝑜𝑟𝑡𝑖𝑢𝑚 (ACRC) da Universidade de Manchester. A sua investigação explora as estratégias de subsistência baseadas no género dos jovens migrantes rurais em Addis Abeba, Etiópia.