Blogue SHIFT | Participação na cadeia de valor do café: Uma investigação antropológica para apontar as assimetrias de poder
“Já parou para pensar de onde vem esse café que você tomou hoje de manhã?”.  No artigo “Participação na cadeia de valor do café: Uma investigação antropológica para apontar as assimetrias de poder” publicado hoje no Blogue SHIFT, Marie Sigrist (ETH Zürich) convida-nos a saber mais acerca dos produtores, agricultores e outros intervenientes na cadeia de valor do café, discutindo as suas dimensões ambientais, sociais e económicas.
As “cadeias de valor agroalimentar globais, tal como a do café, estão sujeitas a problemáticas cruciais. De um lado, são responsáveis por impactos ecológicos altamente negativos, impulsionando a ultrapassagem dos limites planetários e causando perda de biodiversidade, através de desmatamento, erosão do solo e poluição da água. Tais impactos também afetam os próprios atores da cadeia do café. […] De outro lado, relações assimétricas de poder ocorrem dentro das cadeias de valor agroalimentares globais. Elas se traduzem em pressões entre os atores envolvidos para usar a terra e acessar o mercado global e pela exclusão dos principais atores dos processos de tomada de decisão. “
Marie Sigrist é doutora em antropologia social (Université de Tours). Investigadora do grupo AgroEcological Transitions (ETH Zürich), ela está atualmente em visita acadêmica no ICS (Universidade de Lisboa). Trabalha sobre a organização da cadeia de valor do café com foco sócio-antropológico. Também possui experiência em projetos sobre o deslocamento em áreas rurais na França e sobre o vínculo entre migrações e alimentação entre França e Brasil.