Blogue SHIFT | Quando os espaços perdem o nome: Considerações sobre o anonimato organizacional

Esta semana, o Blogue SHIFT conta com a colaboração de Fábio Rafael Augusto (ICS-ULisboa), no seu post intitulado “Quando os espaços perdem o nome: Considerações sobre o anonimato organizacional’.
Neste artigo a não perder, o autor partilha uma reflexão acerca das considerações éticas e científicas da sua investigação em contextos organizacionais que trabalham com e entre populações vulneráveis, em que foi solicitado um sigilo de características identificáveis devido à possibilidade “de alguma forma, fragilizar a imagem pública das iniciativas e/ou ferir algum tipo de suscetibilidade”.

“Perante a impossibilidade de nomear algumas das organizações envolvidas e de utilizar qualquer elemento caracterizador que permitisse a identificação das mesmas, surgiram diversas inquietações: devo ceder e anonimizar? consigo encontrar alternativas viáveis? que procedimentos devo seguir? com quem devo falar? que tipo de informação devo procurar? como devo partir para o processo de escrita? como irá o leitor encarar tal limitação?
[…] Durante o processo de escrita, foi-se tornando cada vez mais claro que era possível fornecer os dados necessários para fazer cumprir os objetivos da pesquisa. O enfoque recaiu, essencialmente, sobre o conjunto de dinâmicas relacionais e organizacionais que eram (re)produzidas no seio das iniciativas de apoio alimentar analisadas. Descreveram-se com rigor as interações, os acontecimentos, as práticas, as emoções, os sentimentos, bem como os aspetos de ordem mais prática e processual associados ao exercício de voluntariado e/ou de gestão das organizações. ”

Fábio Rafael Augusto é doutorando em Sociologia (OpenSoc) no ICS-ULisboa e assistente convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tendo colaborado como investigador nos projetos “TRANSE-AC – Transition sociale et environnementale: alternatives et communs” e “Families and Food in Hard Times”.