Blogue SHIFT | Sangram as águas, celebra o povo. Fé e festa no transbordar da barragem de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte

No mais recente post do Blogue SHIFT, José Gomes Ferreira (UERN) e Bertulino José de Souza (UERN) refletem acerca do valor eco-social da água, numa análise acerca do “sangramento (escoamento do excesso de água armazenada) das barragens após chuvas intensas” em Pau dos Ferros (Estado do Rio Grande do Norte, Brasil).

“No semiárido do Nordeste brasileiro, cujo fenómeno climático das secas temos estudado nas suas dimensões sociais, a possibilidade de boas chuvas e a sua chegada em grandes quantidades remetem igualmente para a veneração do simbolismo das águas. […] Relembramos, em Portugal, a centralidade da partilha da água na interação social gerada entre os habitantes de comunidades rurais e como primeiro instrumento de governança local. “
José Gomes Ferreira é investigador de pós-doutoramento e professor visitante na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros. Integra, desde 1998, a equipa do Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-ULisboa).
Bertulino José de Souza é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Natal, atuando igualmente como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES).