Blogue SHIFT | Sobre a importância de uma adequada regulação no planeamento urbano e no arrendamento

Esta semana, o Blogue SHIFT contou com a colaboração de Sónia Alves e Alda Botelho Azevedo (ICS-ULisboa) num artigo a não perder “Sobre a importância de uma adequada regulação no planeamento urbano e no arrendamento“.

“As fragilidades, assimetrias e dualidades do caso português tornam-se mais óbvias quando analisadas à luz de outros casos europeus. […] A descredibilização deste importante sector nas últimas décadas, quer entre inquilinos quer entre senhorios, tem vindo a dificultar o acesso à habitação digna e a preços acessíveis, bem como a penalizar as condições habitacionais dos agregados domésticos em arrendamento. ”

Sónia Alves, é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua investigação e principais publicações centram-se nas áreas da geografia social, sociologia urbana e das políticas urbanas e de habitação.

Alda Botelho Azevedo é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais e professora auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. A sua investigação centra-se sobretudo nas áreas da demografia da habitação e do envelhecimento da população.