Blogue SHIFT | Uma vida que seja sua: um Hub de estudos com os animais

Esta semana, o Blogue SHIFT contou com o primeiro artigo da Série de posts coletivos dos Hubs em que participam os membros do SHIFT – Grupo de Investigação em Ambiente, Território e Sociedade do ICS! Esta série tem como objetivo divulgar reflexões conjuntas, que poderão abordar temas da atualidade, achados ou metodologias de investigação desenvolvidas, e outras temáticas consideradas relevantes pelos membros do Hub.

No artigo “Uma vida que seja sua: um Hub de estudos com os animais” , venha conhecer a gênese e a agenda de investigação do Human-Animal-Studies Hub, um “espaço interdisciplinar para investigadores nacionais e internacionais unidos por um interesse comum: reconhecer os animais como sujeitos de investigação de pleno direito, com subjetividade e agência, parceiros no estudo das nossas relações com eles”.

“Em 2017, um colectivo de autoras assinava o texto A life of their own: children, animals, and sustainable development, questionando a invisibilidade dos animais não humanos na agenda do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. O texto chamava a atenção para a sua ausência nos 17 Objetivos (SDGs) da Agenda 2030, onde só surgem mencionados indiretamente como “recursos” (SDGs 14 e 15), meios para um fim: construir uma vida e um futuro melhores para os humanos, no (e não com) o planeta. Sem o saber, este documento lançava as bases programáticas que inspiraram a agenda de investigação daquele que viria a ser o Human-Animal Studies Hub (HAS-Hub)”

____

Human-Animal Studies Hub (HAS Hub) é uma plataforma científica horizontal, flexível e interdisciplinar, que pretende estimular o pensamento livre e crítico sobre as relações entre animais humanos e não-humanos, e suas implicações societais e éticas. Sedeada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa desde 2019, esta plataforma é constituída por investigadoras e investigadores de várias escolas nacionais e internacionais. O HAS-Hub promove a sua missão em três eixos: investigação científica; formação; e publicação, divulgação e extensão de conhecimento à sociedade. Tem parcerias com diversos atores da sociedade civil, incluindo associações de proteção e conservação da vida animal.

– email: info@humananimalstudiesics.net
– Instagram: @humananimalstudiesics