Escola de Inverno – Ferramentas digitais para a investigação nas ciências sociais

Está quase a começar a Escola de Inverno em Ferramentas digitais para a investigação nas ciências sociais! Esta formação foi organizada por Ana Delicado e Jussara Rowland (Observa/ICS-ULisboa) e contará com a participação de outros investigadores do Grupo de Investigação de Ambiente, Território e Sociedade.

O objetivo desta Escola é explorar as potencialidades do uso de ferramentas digitais na investigação em Ciências Sociais, incentivando os participantes a atualizarem os seus conhecimentos sobre estas temáticas e a refletirem sobre possíveis aplicações para os seus projetos de investigação. Atendendo à importância dos meios digitais no trabalho académico e à rapidez da transformação tecnológica neste domínio, esta Escola procura dar resposta a necessidades de formação metodológica não cobertas pelos atuais cursos graduados e pós-graduados. Durante uma semana os participantes irão ter a oportunidade de entrar em contacto com as funcionalidades de alguns programas especializados para a recolha e análise de dados numa investigação científica, mas também de explorar as potencialidades das ferramentas digitais na organização, estruturação e divulgação de trabalhos de investigação.

A Escola é composta por cinco módulos (ver plano de estudos em baixo e aqui) que abrangem as várias etapas do trabalho de investigação, nomeadamente a organização, recolha e sistematização de informação, escrita e referenciação académica, análise de redes sociais, recolha de dados quantitativos e qualitativos online, cartografia e disseminação do trabalho científico para públicos alargados.

Módulo 1 – Ferramentas de gestão bibliográfica na investigação: Mendeley
Jussara Rowland (ICS-ULisboa)

Potencialidades de utilização de ferramentas digitais na recolha, organização e partilha de dados e informação durante um projeto de investigação. Foco nas potencialidades e funcionamento da ferramenta de gestão de bibliografia e referenciação, Mendeley. no contexto do trabalho de investigação académica.

Atividade prática: Exercício centrado na utilização da ferramenta Mendeley

Módulo 2 – Ferramentas de inquirição online
Ana Delicado (ICS-ULisboa)

Formação prática para utilização de plataformas e software de recolha de dados quantitativos online, nomeadamente inquéritos por questionário
Potencialidades e limitações
Procedimentos de construção de instrumentos de recolha sistemática
Técnicas de amostragem
Métodos de análise
Questões éticas

Atividade prática: Exercícios de construção de questionário e de análise com base em ferramentas gratuitas disponíveis na internet

Módulo 3 – Ferramentas de análise de redes sociais e netnografia
Luís Junqueira, Jussara Rowland (ICS-ULisboa)

Introdução prática à utilização de plataformas e software de recolha de dados online, nomeadamente Instagram e Twitter
Potencialidades e limitações
Procedimentos de recolha e análise
Questões éticas

Atividade prática: Exposição e exercícios baseados em ferramentas gratuitas disponíveis na internet

Módulo 4 – Cartografia temática digital para Ciências Sociais
Paulo Morgado (IGOT)

Nesta sessão irão aprender:
Porque são os mapas são importantes nas ciências sociais
Como ler um mapa. Os mapas como espelhos da sociedade
Como fazer um mapa: Os mapas como contadores de histórias
Como publicar mapas: Os mapas como veículos de comunicação

Atividade prática: Geração de mapas e visualização em diferentes plataformas

Módulo 5 – Digitalização e difusão do conhecimento: estratégias e escrita online
Simone Tulumello (ICS-ULisboa)

Ser um(a) académico/a digital: potencialidades, riscos, paradigmas e temporalidades.
As potencialidades das ferramentas digitais: blogging (WordPress), redes sociais (especializadas: Academia.edu, ResearchGate; e generalistas: Twitter, Facebook), métrica de impacto online (Scholar, AltMetric), forums (www.jiscmail.ac.uk), plataformas de vídeo (YouTube).
Escrita para públicos não académicos
Breves textos de apresentação de resultados de investigação e recomendações para políticas

Atividade prática: Projetar estratégia individual de comunicação online e escrever curto post para blog, em tempo reduzido