destaque
Lançamento da FOODLINK – REDE PARA A TRANSIÇÃO ALIMENTAR NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA
Vimos divulgar o Lançamento da FOODLINK – REDE PARA A TRANSIÇÃO ALIMENTAR NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA no dia 7 de junho (14h30), na sede da AML-Área Metropolitana de Lisboa (Rua Cruz de Santa Apolónia, 23 e 25).
Esta cerimónia contará com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e com comunicações de representantes da Área Metropolitana de Lisboa (AML), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S), assim como investigadores do ICS-ULisboa, João Ferrão e Rosário Oliveira.
Esta rede de entidades com incidência sobre a AML organiza-se para fazer a transição alimentar na Área Metropolitana de Lisboa, abrangendo acerca de 3M de habitantes da AML distribuídos por 18 municípios, que poderão assegurar uma parte do seu abastecimento alimentar de forma sustentável, segura e justa a partir de circuitos curtos de proximidade. A FoodLink tem 6 objetivos estratégicos definidos até 2030 que se podem organizar em 3 eixos estratégicos: E1 – Planear o Território para a Transição Alimentar; E2 – A Transição Alimentar como vetor de coesão sócio-territorial; E3 – Capacitar e educar para a Transição Alimentar. A ambição da FoodLink é poder assegurar cerca de 15% do aprovisionamento alimentar da AML em contexto de proximidade até 2030, com benefícios para a saúde, o ambiente e a economia.
O ICS-ULisboa, através do ICS Food Hub, coordenou a constituição da rede entre 2019 e 2021, em colaboração com a CCDRLVT, no âmbito do projeto europeu ROBUST. Em 2022, a rede cria a sua identidade – FoodLink – Rede para a Transição Alimentar na AML e define a sua Carta de Princípios e Compromissos, que será assinada em cerimónia de apresentação pública da iniciativa. Ao longo dos próximos dois anos a FoodLink, que conta atualmente com 25 membros, será coordenada pela CCDRLVT, a AML e o ICS-ULisboa.

Poderá encontrar mais informações sobre esta rede e consultar o Programa do evento no website do Lançamento da FoodLink e para participar, pode inscrever-se gratuitamente no Formulário de Inscrição.

FoodLink Programa Lançamento