Participação do Observa na Noite Europeia dos Investigadores 2020

Os investigadores do GiATS e do OBSERVA participam, mais uma vez, no grande evento de divulgação da ciência europeia – a Noite Europeia de Investigadores (NEI)!

Devido à pandemia, a NEI será inteiramente online, dia 27 de novembro, a partir das 16h. O tema mobilizador é Ciência e Natureza: Preservação do Património Natural e Cultural.

O GiATS/OBSERVA estará envolvido em quatro actividades:

O investigador Pedro Neto irá apresentar, em acesso livre, duas curta-metragens sobre a problemática dos refugiados: Curupira e Withering Refuge.

O projeto SafeConsumE (Safer food through changed consumer behavior: Effective tools and products, communication strategies, education and a food safety policy reducing health burden from foodborne illnesses) vai propor um quiz e um vídeo de animação dirigido aos mais novos, sobre segurança alimentar. Atividade organizada por: Monica Truninger, Luís Junqueira, Alexandre Silva, com consultoria técnica de Ana Delicado e Paula Teixeira (UCP).

Haverá ainda uma mesa redonda online de apresentação do livro: “As Alterações Climáticas, os Desafios para Portugal depois da Conferência de Paris” coordenado por José Almeida Silva, que terá lugar às 18h. A mesa redonda será moderada por José Almeida Silva, com a participação do Viriato Soromenho Marques, Faculdade Letras ULisboa, e das autoras Ana Bastos, Max Planck Institute for Biogeochemistry, Jena, Alemanha, e Mónica Truninger, Instituto de Ciências Socias, ULisboa.

Será realizada uma mesa redonda online acerca do tema “Corrupção e Património: o que perdemos nesta combinação”, às 19h, sobre a corrupção e os seus impactos no património cultural e natural da sociedade, moderada por Luís de Sousa (ICS-ULisboa), que contará com a participação de João Guerra, Instituto de Ciências Sociais, ULisboa, cuja intervenção é intitulada “INTRAG 2019: Governança e Transparência na Gestão da Água”.

O programa online com os links para as sessões estará disponibilizado na sexta-feira às 14h30 aqui: https://noitedosinvestigadores.org/programa-online/