ICS Policy Brief | Pobreza Energética em Portugal

Conheça o mais recente Policy Brief do ICS-ULisboa, da autoria das investigadoras Ana Horta (ICS-ULisboa) e Luísa Schmidt (ICS-ULisboa), que aborda a Pobreza Energética em Portugal.

” Este policy brief baseia-se em resultados da investigação realizada pela equipa do ICS-ULisboa que fez parte da medida «Ligar – Eficiência energética para todos! (ADENE_12)», coordenada pela ADENE – Agência para a Energia e financiada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no âmbito do plano de promoção da eficiência no consumo de energia (PPEC 2017-18).
Esta investigação teve como objetivo principal caraterizar as circunstâncias que contribuem para a pobreza energética dos consumidores vulneráveis, bem como os seus impactos, de modo a identificar oportunidades de intervenção que possam combater a pobreza energética.

Foram realizadas 100 entrevistas semi-diretivas com famílias vulneráveis à pobreza energética em dez freguesias do país (dez entrevistas em cada uma). Estas freguesias foram escolhidas de entre as que apresentam um índice de vulnerabilidade à pobreza energética mais elevado e de modo a incluir tanto áreas urbanas como rurais das diversas zonas climáticas e geográficas do país.

Com o apoio das juntas de freguesia locais, foram identificados agregados familiares em situação de pobreza energética com diversos perfis tendo em conta género, composição do agregado, idade, condição socioeconómica e caraterísticas da habitação. O trabalho de campo decorreu entre fevereiro e maio de 2018. “