Sessão de Lançamento da 4ª edição Eco-Freguesias XXI (ABAE) | Colaboração ABAE e OBSERVA ICS-ULisboa

No dia 19 de janeiro, entre as 14h15-17h15, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) realizará a Sessão de Lançamento da 4ª edição do Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI!
A sessão, que será realizada online por ZOOM, visa divulgar e esclarecer os indicadores e metas deste Programa Nacional de Avaliação da Sustentabilidade nas Freguesias, assim como informações relativas à candidatura na edição 2022-2023 cuja 1ª fase de inscrição decorre até 28 de fevereiro.

Este evento da ABAE conta com a colaboração do OBSERVA ICS-ULisboa e com a participação do investigador João Ferrão, na sua comunicação intitulada “As Autarquias e a Agenda 2030″, e da investigadora Luísa Schmidt, que irá moderar a mesa-redonda “Eco-Freguesias XXI : Freguesias enquanto atores de sustentabilidade”.

A Sessão tem enquanto público-alvo autarcas envolvidos ou potencialmente interessados no Eco Freguesias XXI. A participação é livre, mediante inscrição até ao dia 17 de janeiro de 2022, no seguinte LINK.  Para mais informações, consulte o website do evento:  https://ecofreguesias21.abae.pt/2022-sessao-de-lancamento-online/programa/

* O Programa Nacional de Avaliação da Sustentabilidade nas Freguesias “Eco-Freguesias XXI”, é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio da Comissão Nacional do Programa, composta por peritos do Observatório de Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (João Ferrão, Luísa Schmidt, Madalena Santos e David Travassos), da Agência Portuguesa do Ambiente, da Universidade Católica (CESOP), da Universidade de Coimbra, e da ONGA QUERCUS.
O Programa Eco-Freguesias XXI pretende reconhecer e fomentar a sustentabilidade ambiental, social e económica e processos de cidadania participativa nas freguesias portuguesas, através de uma metodologia que avalia um conjunto de 10 indicadores e 33 subindicadores. Na sua 3ª Edição, decorrente entre 2020 e 2021, o Programa contou com a participação de 111 freguesias portuguesas em 46 municípios, das quais 93 freguesias foram galardoadas, e 13 distinguidas com galardão de ouro.