X Escola de Verão em Métodos Avançados de Análise de Dados
A X Escola de Verão em Métodos Avançados de Análise de Dados terá lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa nos dias 22/01/2019 a 25/01/2019.
“Este ano oferecemos cinco módulos que manterão o padrão pedagógico dos anos anteriores. Neste sentido, os módulos terão uma componente teórica acompanhada de uma forte componente prática em que os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências na análise de dados usando o SPSS, HLM e R project e na construção de questionários (operacionalização de conceitos, escalas de medida, etc)
Os participantes são convidados a trabalhar sobre os seus problemas de pesquisa utilizando os seus próprios dados e a desenvolver os seus próprios instrumentos de medida.
22 a 25 de Janeiro de 2019 – Curso V METODOLOGIA DE INQUÉRITOS POR QUESTIONÁRIO
O curso destina-se a estudantes e investigadores interessados em explorar os princípios elementares da metodologia de inquéritos por questionário (IQ). Durante o curso faremos uma viagem pelo ciclo de vida de um IQ, onde serão abordados temas como: o desenho da amostra; a seleção do método de recolha de dados; o desenvolvimento do questionário, tipos de perguntas e de escalas; a organização e supervisão do trabalho de campo, o papel dos entrevistadores na qualidade da informação recolhida; estratégias para aumentar a cooperação e as taxas de resposta; preparação e documentação do inquérito e respectivas bases de dados; a ética nos IQ.
A metodologia de inquéritos por questionário é dos campos das ciências sociais que mais atenção tem angariado nos últimos 20 anos. A necessidade de produzir dados fidedignos e que não se destinem apenas à produção académica dos seus autores, mas que ultrapassem as barreiras da academia sendo igualmente úteis para a sociedade civil e para o desenho de políticas públicas, colocou o rigor exigido em todas as etapas de implementação de um IQ numa fasquia muito elevada. Por esta razão, é cada vez maior e mais diversificada a literatura científica sobre o tema, contando com contributos da estatística, da sociologia, da psicologia cognitiva e sociais, da economia, entre outras áreas científicas.
Ao longo dos curso os participantes terão a oportunidade de discutir e desenvolver os seus próprios projetos de investigação e instrumentos de recolha de dados.
Este curso contará com a colaboração de investigadores do ICS-ULisboa, tais como Alice Ramos, Rui Costa Lopes e Pedro Magalhães.
Mais informações aqui: