Assumindo como pressuposto o papel estratégico dos municípios, das comunidades locais e da educação ambiental no esforço conjunto de resposta às alterações climáticas, o projeto ClimAdaPT.Local teve como objetivo a Elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas e a sua integração no planeamento municipal. Pretendeu-se alcançar este objetivo através do desenvolvimento de ferramentas e metodologias de implementação que incluíram o envolvimento do corpo técnico autárquico de 26 municípios e, ainda a participação e a capacitação das comunidades locais. Estes últimos aspetos surgiram como condição sine qua non para se alcançarem as metas predefinidas e para criar novas oportunidades de transformação individual e social que potenciassem a resiliência local e global. Para tal, contou-se, entre outros atores, com a mobilização dos professores, a sua experiência formativa e a sua capacidade pedagógica para promover os processos de reflexão individual e coletiva. Centrando-se nos resultados de um inquérito por questionário, este capítulo irá descrever algumas conclusões de uma análise comparativa que postula a mais-valia acrescentada pelos professores no processo de mobilização da comunidade e confronta as suas posturas, capacidades e predisposições com as de outros atores igualmente mobilizados para a adaptação e defesa ambiental.
Publication associated with Project CLIMADAPT.LOCAL.