observa

Equipa actual

Sem Título

João Graça

Investigador

 

João Graça é doutorado em Psicologia (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 2016) e é atualmente Investigador de Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP). O seu principal interesse de investigação incide nas transições para hábitos de consumo mais saudáveis e sustentáveis, com foco principal na alimentação. Este interesse traduz-se em três eixos principais: (1) como encorajar e capacitar os consumidores para uma alimentação de maior base vegetal; (2) como desencadear mudanças sistémicas e em larga escala para a oferta e consumo de mais refeições de base vegetal; e (3) compreender as dinâmicas de proteção e domínio/exploração humana dos animais não-humanos e do meio ambiente, na ótica da psicologia.

Os seus interesses de investigação incluem ainda o desenho e avaliação de programas de intervenção com crianças e jovens, e a melhoria do ambiente social em contextos de desenvolvimento (e.g., escolas; acolhimento residencial). Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais com foco na resposta a desafios societais, fundados por parceiros e agências de referência (e.g., Comissão Europeia; Ministério da Educação; Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Está familiarizado com vários métodos de investigação que incluem abordagens quantitativas, qualitativas e mistas, enquadrados numa forte orientação pessoal e académica para ligar ciência e sociedade.