observa

Equipa Histórico
fallback 05
João Pato
Investigador

João Pato (Lisboa, 1974) é investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e na Netherlands Environmental Assessment Agency. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE (2001) e doutorado pela Universidade de Lisboa (ICS-UL, 2008) com uma tese em Ciências Sociais sobre políticas públicas da água em Portugal numa perspetiva histórica (1884 – 2007). Frequentou ainda a licenciatura de organização e gestão de empresas (ISCTE), durante três anos letivos, uma pós-graduação em Ciências Sociais no ICS-UL (2002) e recebeu o prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação (2002).

É membro efetivo do Comité MAB / UNESCO Portugal desde 2005 e em 2006 fez parte do grupo de trabalho da UNESCO que elaborou o documento “Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: contributos para a sua dinamização em Portugal”. Deu igualmente o seu contributo no estabelecimento da Parceria Portuguesa para a Água (2009), uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Ambiente.

O seu trabalho procura abordagens interdisciplinares e longitudinais (em perspetiva histórica) a problemas de políticas públicas, com especial atenção à articulação entre a enunciação de valores e elaboração de propósitos políticos e as diversas formas através das quais os mesmos se procuram concretizar em determinado momento histórico e contexto político (instituições, formas de regulação, conhecimento científico e participação pública). O seu projeto de pós-doutoramento procura desenvolver uma abordagem desta natureza numa perspetiva de comparação internacional, tomando por objeto de análise os processos de desenho e implementação de políticas públicas para as alterações climáticas em contexto urbano, comparando Lisboa e Amesterdão.