observa

Equipa Histórico
MartaVaranda-390
Marta Varanda
Investigadora

Marta Pedro Varanda é socióloga. Licenciada pela Eastern Michigan University (1989), Mestre pela University of South Carolina (1991) e Doutora pela Université des Sciences et Technologies de Lille -Lille 1(2003).

Desde Julho de 2009 exerce funções de Investigadora Auxiliar no ICS/UL, onde foi contratada ao abrigo do Programa Compromisso com a Ciência. Até Julho de 2009 foi Professora Auxiliar da Secção de Sociologia/Departamento de Ciências Sociais do ISEG/UTL onde lecionou disciplinas de 1º e 2º ciclo nas áreas da Análise de Redes Sociais , Economia Social/Terceiro Sector, Sociologia e Psico-sociologia das Organizações e subáreas da Comunicação, Conflito e Negociação.

Foi também investigadora do SOCIUS  onde desempenhou funções de direcção de 2007 a 2009.

É membro do Corpo Editorial da Revista REDES (Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales), e do ORIO (Observatoire des Réseuax Intra et Inter-Organisationnels) sediado na Université de Paris-Dauphine.

Desde 2003 que organiza workshops de formação na área da Análise de Redes Sociais. Organizou também dois Encontros de Analistas de Redes Sociais (o mais recente foi resultado de uma parceria ICS/ISPA/SOCIUS).

A sua investigação tem-se centrado nas questões de acção colectiva implícitas na mobilização de pequenos empresários para a modernização do comércio no contexto de um programa de incentivos (PROCOM). O enfoque metodológico tem sido, prioritariamente, a análise de redes sociais .

Neste momento encontra-se a colaborar em diversos projectos. O projecto de maior dimensão designa-se AQUIMED Designing Adaptive Groundwater Management Strategies and Instruments in Mediterranean Water Scarce Areas as a Response to Climate Change. Aqui serão analisados os usos da água por parte de agricultores em face das alterações climáticas (uma comparação entre França, Marrocos e Portugal). A construção de cenários é a metodologia prioritária, e visa apoiar a concepção de um programa de co-gestão de um recurso hídrico, o aquífero de Querença Silves.

Outra investigação actualmente em curso:

a) construção de modelos de optimização combinatória aplicados à adesão de empresários a programas de incentivos; b) análise da co-citação de revistas de ciências sociais na área interdisciplinar dos estudos do tempo; c) as associações profissionais e a medição da sua influência política.

O trabalho de investigação a ser desenvolvido no ICS centra-se na implementação de políticas públicas com particular enfoque nas questões de acção colectiva. A análise visa a compreensão da qualidade das redes de cooperação entre as organizações estatais e sociedade civil (nível meso) e entre estas e os indivíduos/organizações (nível micro) que serão o objecto dessas políticas. A detecção, sistematização e explicação das redes de relações entre o nível mesmo e micro são cruciais na compreensão dos (in)sucessos da implementação.