observa

Equipa actual

Pedro Prista

Investigador

Doutoramento em Antropologia Social (1994, ISCTE-IUL); mestrado em Etnologia (1982, Université de Nice); licenciatura em Ciências Sociais e Humanas (1979, FCSH-UNL). É investigador integrado no CRIA e colabora ainda com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (FCSH-UNL). É investigador associado do Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL).

A sua actividade enquanto investigador iniciou-se no conhecimento pessoal do grupo do Museu de Etnologia no início dos anos 70 e tem incidido sobre a sociedade tradicional portuguesa em contextos de mudança, tais como a emigração, o turismo e os problemas ambientais (alterações climáticas e erosão costeira; sustentabilidade dos regimes sociais de relação à água; culturas de energia). Efectuou trabalhos de campo no Sul de Portugal, com destaque para o Algarve e Sudoeste Alentejano.

Tem trabalhado sobre o legado do Centro de Estudos de Etnologia/Museu de Etnologia e sobre o património etnológico em Portugal (sobretudo arquitetura vernacular), desenvolveu programação para museus e é autor ou colaborador em vários projetos apresentados para o Algarve e Alentejo. Tem explorado temas nas áreas da etnopsiquiatria e dos processos criativos em arte e investigação científica.