projeto

Data de início: 1/9/2008

Data de conclusão: 1/8/2011

Ambições Modernizadoras – Propostas para transformar a agricultura portuguesa na segunda metade do século XX

São já conhecidos os impactos do modelo de modernização da agricultura difundido depois da II Guerra Mundial. As Ciências Sociais, a par da contribuição para o alargamento do reconhecimento dos elevados custos e dos enormes riscos desse modelo, têm vindo a demonstrar que as transformações das agriculturas europeias não seguiram uma via única, mas antes diferentes ritmos e itinerários. Continua assim a ser pertinente proceder à identificação das configurações geográficas e sectoriais assumidas por estas mudanças. Tanto mais que isso poderá ajudar a encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento dos espaços rurais europeus.

Procurando contribuir para estas avaliações, este projecto visa analisar os conteúdos, os mecanismos de recepção e as modalidades de difusão das propostas modernizadoras em Portugal, da década de 50 à de 80. Nesta pesquisa privilegiam-se as actividades desenvolvidas pelo Centro de Estudos de Economia Agrária, unidade de investigação científica que funcionou na Fundação Calouste Gulbenkian entre 1957 e 1986. O CEEA existiu durante as décadas cruciais para a expansão na Europa Ocidental do que tem sido designado por agricultura industrial ou revolução verde. Indícios de diversas origens sugerem que, em Portugal, o CEEA desempenhou um papel muito relevante na defesa activa dessas propostas modernizadoras. Entre outras questões, terá de ser avaliado em que medida o CEEA influenciou os debates e as decisões políticas, as soluções técnicas e, de uma forma geral, a actividade das Ciências Sociais e o pensamento económico sobre a agricultura e a sociedade rural em Portugal.

É reconhecido que na segunda metade do século XX a agricultura portuguesa é um sector em declínio. Este comportamento, que contrasta com o que acontecera em décadas anteriores e com o que estava a ocorrer em países vizinhos, torna ainda mais oportunos os estudos sobre este período. Este projecto de investigação parte das problemáticas que interessam à história económica e social. Todavia, o esclarecimento das diversas questões colocadas exige a adopção de metodologias e de instrumentos de análise interdisciplinares. Tornar-se-á necessário convocar, nomeadamente, os contributos da história da ciência, da sociologia, da história institucional e política e da ciência política que nos últimos anos têm vindo a fornecer novas perspectivas sobre Portugal contemporâneo.