projeto

Data de início: 01/07/2018

Data de conclusão: 30/06/2022

PEARLS – Arenas de planeamento e participação para as paisagens de energias renováveis

Ana Delicado (coord.), Ana Horta, Mónica Truninger, Luís Junqueira.

Como um ator-chave ativo na área de planeamento territorial e inovação social para as Paisagens de Energias Renováveis (PER), o projeto PEARLS reforçará o compromisso da população com a energia segura, limpa e eficiente. PER são considerados espaços onde as energias renováveis ​​mudam a relação da população com a energia e a perceção da paisagem. Apesar de todos os esforços, a resistência às PER permanece na Europa, enquanto as razões para uma forte aceitação social nos países do Mediterrâneo e da América do Sul ainda são desconhecidas. Assim, o projeto PEARLS concentrar-se-á nos países do sul da Europa e em Israel, devido à sua riqueza em recursos de energia renovável e ao profundo envolvimento dos cidadãos com as PER.

O principal objetivo do PEARLS é desenvolver o conhecimento aplicado por meio de perguntas sobre como aumentar o envolvimento público no sistema de energia renovável sustentável através de processos de planeamento. Os seus resultados transformarão iniciativas políticas e intervenções estratégicas com a população, em lugares onde os recursos energéticos são relevantes e as comunidades locais estão em desvantagem em relação às oportunidades oferecidas pelas redes. Usando o destacamento, a troca de pessoal e a pesquisa colaborativa, o projeto investigará as bases legais nacionais; desenvolverá metodologias de inovação social; e explorará ferramentas da abordagem multidisciplinar das Ciências Sociais em diferentes regiões da Europa. As condições orçamentárias reforçarão o intercâmbio de pessoal de pesquisa e inovação do setor académico e não académico, partilhando recursos da implementação do projeto entre de todos os participantes.

PEARLS pretende transformar radicalmente o conhecimento científico sobre a melhor forma de implementar as PER em toda a Europa e estender as paisagens do Sul para outros países do Mediterrâneo por meio de redes participantes. O PEARLS irá gerar uma mudança radical na forma como as PER são teorizadas, identificadas e abordadas e fornecerá apoio crucial para o Pan-European Energy Challenge, estabelecendo uma colaboração internacional, intersetorial e multidisciplinar como o centro de um conjunto holístico de universidades e centros de investigação de cinco países em estreita cooperação com setores não académicos.

Todos os membros da parceria, cinco universidades (Sevilha, Lisboa, Trento, Salónica e Haifa) e nove beneficiários não académicos (empresas, consultorias privadas, agências governamentais, cooperativas e associações de empresas), têm capacidades comprovadas e experiência no trabalho com energia renovável, política energética, PER, planeamento espacial e inovação social, através da internacionalização da investigação aplicada e formação para capacitação. Através de destacamentos, intercâmbio de pessoal e investigação colaborativa, o projeto investigará como aplicar as melhores práticas de energia renovável para contribuir para o Desafio Energético. Entre os produtos previstos estão relatórios de trabalho, sites, kits de ferramentas, materiais de formação e metodologia, diretrizes sobre avaliação de impactos ambientais, internacionalização de enquadramentos legais, sites/bases de recursos, melhores práticas de participação pública reflexiva e inclusiva seminários, working papers artigos científicos, em revistas científicas e livros. Além do desenvolvimento da capacidade de pesquisa, o PEARLS consolidará os links existentes e criará novas conexões para futuras aplicações de pesquisa para a União Europeia e além, em questões de paisagens de energia renovável.

Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim
Entidades: Comissão Europeia
Rede: Universidad de Sevilla, Coopernico, Enercoutim, CLANER, Territoria, Universidade de Trento, Aristotle University of Thessaloniki, AKKT, Geosystems Hellas, Tsakoumis, Bem Gurion University of the Negev, SP Interface