projeto

Data de início: 2002

Data de conclusão: 2003

As Alterações Climáticas no Quotidiano

O projecto e estudo dele decorrente é o resultado de uma pesquisa de carácter introdutório acerca da problemática das alterações climáticas em Portugal. Sendo introdutório, assume um carácter propositivo e mapeador, no sentido de colocar questões que, pela sua pertinência, possam ajudar a compreender o problema das alterações climáticas nas suas vertentes sociais e políticas, por um lado, e a servir de suporte cognitivo para os responsáveis pela condução de política pública, por outro. Nesse sentido, e para além de uma breve problematização da questão, foi nosso objectivo introduzir duas linhas de análise fundamentais que dão forma e estabelecem a relação entre um olhar sociológico e um conjunto de agentes e instituições sociais e políticas que estão directamente relacionadas com o problema, em Portugal.

A primeira via de análise corresponde à problematização das políticas públicas para as alterações climáticas em Portugal e propõe um modelo de análise susceptível de aplicação empírica. Saliente-se aqui o carácter dinâmico e interventivo desta abordagem que pressupõe um acompanhamento profundo do processo. Ao mesmo tempo, e se entendermos o fenómeno político como um exercício de cidadania e de participação social, torna-se evidente que a sua análise requer uma variedade de contributos disciplinares que não podemos representar neste contexto. O que se pretende, portanto, é apresentar um modelo que indique quais os principais contributos e quais as linhas de orientação que podem ser accionadas no sentido de produzir material cognitivo de relevância.

A segunda via de análise está directamente ligada à primeira no que diz respeito à relação necessária entre ciência, comunicação e política. Por outras palavras, assumimos que a relação entre ciência e política é central nas sociedades contemporâneas, e que só pode ser estabelecida através de um projecto comunicativo. Nesse sentido, e materializando uma das dimensões de análise possíveis nos estudos de ciência e comunicação, desenvolvemos e aplicámos um inquérito por questionário à população portuguesa, através do qual se procuram respostas para o grau e o tipo de conhecimento que os portugueses possuem sobre o fenómeno alterações climáticas.

Publicações associadas ao projecto: “Representações Sociais sobre Clima e Alterações Climáticas” e “As Alterações Climáticas no Quotidiano – Estudo Comportamental de Curta Duração