projeto

Data de início: 01/09/2020

Data de conclusão: 31/08/2024

B-WaterSmart: Acelerando a Gestão Inteligente da Água nas Regiões Costeiras da Europa

Luísa Schmidt (coord.), Ana Delicado, Rosário Oliveira, Carla Gomes.

O projeto B-WaterSmart (2020-2024) pretende desenvolver e demonstrar tecnologias inteligentes e abordagens de economia circular, com vista a encontrar soluções sustentáveis que permitam uma gestão mais eficiente do recurso água. Para implementar respostas no setor da água, os parceiros do projeto vão desenvolver um conjunto de soluções técnicas e digitais, bem como novos modelos de negócio. O objetivo é acelerar a transformação para economias e sociedades inteligentes no setor da água na Europa costeira e não só, reduzindo a utilização de recursos de água doce, melhorando a recuperação e reutilização de recursos, e aumentando a eficiência da utilização da água.

A implementação do B-WaterSmart baseia-se em problemas específicos que afetam seis cidades e regiões costeiras europeias, constituídas em ‘Living Labs’: Alicante (Espanha), Bodø (Noruega, parceiro extra-UE), Flandres (Bélgica), Lisboa (Portugal), Veneza (Itália) e Frísia Oriental (Alemanha). Estes ‘laboratórios vivos’ têm a ambição de enfrentar os seus desafios e oportunidades através da implementação de tecnologias e soluções de gestão inteligente no domínio da água, incluindo também a poupança de energia e a recuperação de nutrientes nos processos de tratamento (que podem ser usados, por exemplo, como fertilizantes agrícolas), entre outras soluções que vão ser demonstradas ao longo dos quatro anos do projeto. As soluções propostas serão discutidas e implementadas no seio de Comunidades de Prática, que vão envolver atores-chave de diversos setores, incluindo empresas, instituições públicas, associações e representantes da sociedade civil.

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) é um dos parceiros portugueses e coordena o Work Package “Sociedade, Governança e Políticas”, no âmbito do qual se visa apoiar a transição para uma economia circular da água nas regiões envolvidas, analisar as práticas sociais em torno da água e promover modelos de governança inovadores, com envolvimento dos atores a nível regional e local.

Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim
Entidades:  European Commission | Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EC-EASME)
Rede: O consórcio B-WaterSmart é coordenado pelo IWW Water Centre da Alemanha e inclui 36 parceiros, entre eles 11 parceiros tecnológicos. As restantes entidades portuguesas que participam neste projeto são a Câmara Municipal de Lisboa, a ADENE (Agência para a Energia), o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), a Águas do Tejo Atlântico e a Baseform.
Keywords:

gestão inteligente da água, soluções digitais inteligentes, tecnologias inteligentes, comunidades de prática, governança da água, Laboratórios Vivos, água para reutilização, recuperação de nutrientes, economia circular, modelos de negócio, adaptação, alterações climáticas, zonas costeiras, sustentabilidade