Skip to content

projeto

Data de início: 04/2018

Data de conclusão: 03/2021

BEACON – Bridging European and Local Climate Action

João Morais Mourato (coord.)

O projeto Bridging European and Local Climate Action (BEACON) construiu uma rede alargada de 34 municípios parceiros e 55 escolas parceiras oriundas da Polónia, República Checa, Roménia, Grécia, Portugal, Bulgária e Alemanha. A equipa do projeto iniciou a capacitação e suporte técnico aos municípios por meio de consultoria e workshops formativos e internacionais. Além disso, os especialistas europeus identificaram boas práticas para instrumentos nacionais de política de redução de emissões e publicaram 15 estudos de caso baseados numa análise à escala da União Europeia para os edifícios, transportes, pequenas instalações industriais e sectores agrícolas. Os estudos podem ser consultados no site do BEACON.

O BEACON é um projeto de governança multinível que promove a ação climática e facilita o intercâmbio entre governos nacionais, bem como municípios e escolas na Europa. É financiado através da European Climate Initiative (EUKI, sigla em alemão). A BEACON é liderada pela Ecofys, uma empresa Navigant, em estreita cooperação com o seu parceiro a consultora adelphi, e com o Independent Institute for Environmental Issues (UfU, sigla em alemão), em nome do Ministério do Ambiente da Alemanha (BMU, sigla em alemão).


Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim
Entidades: German European Climate Initiative
Rede: Energy Cities; SEVEn; The Association of Municipalities Polish Network (PNEC); Energy Cities Romania (OER); ENVIRON Association; National Trust Ecofund Bulgaria (NTEF); FCiências – Universidade de Lisboa (FCUL+ICS); Centre for Renewable Energy Sources and Saving (CRES).