Projecto “Condição Social, Ambiente Urbano e Qualidade de Vida – Observação Prospectiva da Metrópole de Lisboa” integrado no OBSERVA, levou à criação de um inquérito e análise do mesmo, privilegiando o cruzamento da informação recolhida através dos vários instrumentos de pesquisa accionados ao longo da investigação, nomeadamente as entrevistas a observadores privilegiados e o inquérito prospectivo a actores centrais.
A população-alvo do inquérito é composta pelos residentes na Metrópole de Lisboa com 15 ou mais anos. Os indivíduos inquiridos representam proporcionalmente cinco escalões etários de ambos os sexos: 15-23 anos, 24-35 anos, 36-49 anos, 50-64 anos, 65 anos e mais.
Optou-se por uma amostragem por quotas. Os pontos de aplicação do questionário são conjuntos habitacionais (“bairros”) seleccionados em função da sua localização no território da Metrópole (localização “central”, no concelho de Lisboa, ou “periférica”, fora do concelho de Lisboa) e das condições de habitação (“qualidade” e “tipo de alojamento”). A amostra não é, pois, representativa, não podendo inferir-se resultados para o conjunto da Metrópole. Em contrapartida, é mais esclarecedora no que toca às clivagens entre centro e periferia, entre diversas condições de habitação e entre “bairros” na Metrópole de Lisboa. A dimensão total da amostra é de 826 inquiridos distribuídos por 23 quotas que representam outros tantos “bairros” da Metrópole.
Publicações Associadas: