projeto

Data de início: 1/10/2007

Data de conclusão: 30/10/2010

Construção Social da Sustentabilidade Energética

Dada a necessidade de rápida sensibilização da opinião pública no sentido da mobilização social para a mudança de hábitos que estejam de acordo com os desafios da sustentabilidade energética, e que comportam a redução de emissões de gases com efeito de estufa, o aumento da eficiência energética e o desenvolvimento da microgeração, com base em energias renováveis, e perante a escassez de estudos acerca das representações e práticas dos consumidores portugueses relativas à energia, este projecto de investigação propõe conhecer o modo como a questão energética, no quadro das alterações climáticas, é representada no espaço mediático e apropriada pelos cidadãos. O estudo do processo de produção, difusão e recepção da informação e conhecimento acerca da energia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, contribuirá para o conhecimento do modo como os media participam na construção social da percepção pública dos riscos associados às alterações climáticas, permitindo avaliar a sua influência nos comportamentos.

 

Objectivos:
Para a descrição e compreensão do modo como os media actuam na formação da opinião pública relativamente às questões energéticas, é necessário, em primeiro lugar, analisar o processo produtivo da informação jornalística. A este nível pretende-se conhecer os factores que contribuem para a selecção e configuração da energia enquanto notícia. Em segundo lugar, analisar os conteúdos produzidos e transmitidos pela televisão e imprensa, incluindo não só a informação jornalística como aquela produzida no âmbito de campanhas de informação e sensibilização pública. Pretende-se saber como são apresentados no espaço público os riscos associados à questão energética e as suas implicações no quotidiano. Em terceiro lugar, pretende-se averiguar que informação e conhecimento são partilhados entre diversos grupos sociais, procurando identificar os efeitos cognitivos da informação difundida e a sua eventual influência na percepção pública do problema, bem como nas práticas e padrões de consumo.