A resolução 57/254 das Nações Unidas proclama a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), a começar em Janeiro de 2005. O objectivo é consagrar a integração do desenvolvimento sustentável nos vários sistemas e a todos os níveis de ensino, sejam de âmbito nacional, regional ou internacional, quer tenham cariz formal ou informal.
Pretende-se equipar indivíduos e sociedades com competências, perspectivas, conhecimento e valores para que possam viver e trabalhar de uma forma sustentável. O programa de acção proposto será centrado em três vectores fundamentais – diagnóstico; inovação/intervenção; comunicação – e integrará as dimensões nacional, regional e local. Assumirá o envolvimento de diversas instâncias da sociedade civil, levando em conta o enorme desnível existente no país em termos de educação, informação e sensibilização para o desenvolvimento sustentável.
Objectivos:
O objectivo é consagrar a integração do desenvolvimento sustentável nos vários sistemas e a todos os níveis de ensino, sejam de âmbito nacional, regional ou internacional, quer tenham cariz formal ou informal. Pretende-se equipar os indivíduos e sociedades com competências, perspectivas, conhecimento e valores para que possam viver e trabalhar de uma forma sustentável. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) é uma visão da educação que procura um balanço entre o bem-estar humano e o bem-estar económico com respeito pelas tradições culturais e pelos recursos naturais.