projeto

Data de início: 01/10/2018

Data de conclusão: 30/09/2022

EmployALL – A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: Deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades

Renato Carmo (ISCTE-IUL), João Ferrão (Coord).

O projeto EmployALL  visa caracterizar as crises do emprego e da proteção social em Portugal, no contexto da UE, e os impactos recíprocos entre essas duas crises interdependentes, concentrando-se na forma como o setor financeiro privado tende a ocupar áreas de provisão pública erodida.

Identificam-se os impulsionadores da desigualdade decorrente das crises mencionadas e elaboraram-se instrumentos de política pública que, atuando sobre fatores críticos, poderão prevenir ou reverter o nível de desigualdades sociais.

O projeto utiliza uma abordagem metodológica interdisciplinar e recorre a metodologias quantitativas e qualitativas a escalas analíticas e espaciais distintas.

A equipa envolve investigadores de diferentes formações disciplinares e distintas instituições científicas.

O projeto contribuirá para superar lacunas existentes em termos de conhecimento científico, para oferecer novas visões para o estado da arte internacional nos domínios analisados e para a formulação de políticas públicas que possam diminuir significativamente as desigualdades em Portugal.

EmployALL é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto “PTDC/SOC-SOC/30543/2017”

Estatuto: Entidade participante
Financiado: Yes
Entidades: Fundação para a Ciência e Tecnologia