projeto

Data de início: 1/1/2014

Data de conclusão: 1/12/2016

Estudo de Opinião – “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente de recursos”

O Projeto, concebido e coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) com o apoio do ICS-UL e do CITIDEP, é uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Direção-Geral dos Assuntos Europeus – Ministério dos Negócios Estrangeiros, na qualidade de Organismo Intermediário responsável pela execução do Plano de Comunicação para informação sobre a União Europeia em Portugal.

As ações realizadas incluem um estudo de opinião, seis debates a nível nacional (em Aveiro, Lisboa, Olhão, Porto e Sines) e a comunicação e disseminação dos resultados através da Web e da comunicação social.
Pretende-se aferir a familiaridade e opinião da população em relação aos temas em análise e promover a sensibilização para os mesmos, dando voz aos cidadãos e cidadãs na definição das prioridades e políticas da UE.

As temáticas abordadas são as seguintes:

• (Re)industrialização versus desenvolvimento sustentável e economia verde;

• Estratégia Europa 2020 com o objetivo de crescimento sustentável para uma economia eficiente na utilização dos recursos e sustentabilidade energética;

• A importância da educação sobre o mar e os seus recursos.

Publicações Associadas:

Estudo de opinião sobre reindustrialização, economia verde, uso sustentável de recursos e educação sobre o mar. Resumo dos resultados: comunidade escolar.

Estudo de opinião sobre reindustrialização, economia verde, uso sustentável de recursos e educação sobre o mar. Sumário executivo para cidadãos.

Estudo de opinião sobre reindustrialização, economia verde, uso sustentável de recursos e educação sobre o mar. Sumário executivo para decisores políticos.