projeto

Data de conclusão: 30/04/2019

Families and Food in Hard Times

Karin Wall (coord.), Mónica Truninger, Vasco Ramos, Fábio Augusto

Estamos a viver tempos economicamente difíceis. Em muitos países da Europa, os preços dos alimentos têm aumentado mais rapidamente que o rendimento familiar, criando grandes desafios para as famílias se alimentarem. Esta é a razão da necessidade de investigação, para que as políticas sejam baseadas na evidência, e na realidade da condição de vida das pessoas.

Através deste projecto de investigação, aprendemos com as experiências dos jovens, pais e famílias, de diferentes lugares, o que comem em casa e fora, como é que os pais alimentam as suas famílias, nestes tempos mais difíceis e que importância tem a alimentação nas suas vidas. Que dificuldades encontram para alimentar as suas famílias e que ajudas têm. O estudo está a decorrer em Portugal , Reino Unido e Noruega.

Neste estudo, pais com pelo menos uma criança com idade entre 11-15 anos. Serão entrevistados um grupo menor de jovens com os seus pais e com os profissionais de apoio social, em cada país. O estudo também inclui a análise estatística secundária de séries de dados de grande escala nacionais e europeus, para obter uma perspectiva macro dos assuntos estudados no projecto.

O estudo é gerido pela Unidade de Thomas Coram Research (TCRU ), UCL Institute of Education, University of London. TCRU é uma unidade de investigação independente de quaisquer departamento governamental, ou de partido politico. Participa em diversos projetos de investigação, tendo como foco a alimentação em famílias e crianças. Tem uma equipa internacional, que inclui investigadores do Instituto Nacional do Consumidor da Noruega e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Estatuto: Entidade participante
Financiamento: Sim