projeto

Data de início: 01/01/2015

Data de conclusão: 01/12/2018

SES-Fusion – Fusão nuclear no discurso mediático português

Luísa Schmidt (coord.), Ana Delicado.

O Projeto de Estudos Sócio-Económicos implementado no âmbito do Consórcio EUROFusion inclui um Grupo de Estudos Sociais, cujo plano de trabalho para 2014-2018 compreende três dimensões:
– Diálogo e envolvimento de stakeholders sobre energia de fusão
– Avaliar a atitude do público leigo sobre a fusão
– Análise mediática das representações da fusão

1. O «Plano de Trabalho para a implementação do roteiro de fusão em 2014-2018″ reconhece o desenvolvimento de um diálogo com a sociedade civil da UE sobre energia de fusão como um pré-requisito para a implementação bem sucedida do DEMO. Na comunidade de fusão, bem como em outras comunidades científicas, há um reconhecimento generalizado da necessidade de um maior envolvimento dos stakeholders e do público em geral. Envolvendo as partes interessadas na inovação e grandes projectos de I&D pode trazer muitos benefícios, tais como garantir que os esforços representam uma variedade de perspectivas; aumentar a transparência; aumentando o apoio de decisores-chave; capacitar os membros da comunidade para serem envolvidos nas atividades do projeto; sensibilização do público; melhorar os esforços de coordenação. Esta tarefa compreenderá diversas dimensões: aumentar a sensibilização (inquéritos e focus groups com professores e estudantes de física), melhorar a estratégia de comunicação da Eurofusion (abordagem multi-método a criadores e receptores dos conteúdos de comunicação da Eurofusion), diálogos com sociedade civil informada (workshops, painéis deliberativos) e avaliação técnica da tecnologia de fusão (inquérito Delphi a peritos em fusão).
2. Um dos pontos de foco para a pesquisa sociológica a ser realizada dentro do período de 2014-2018 diz respeito a sensibilização do público e aceitação da energia de fusão. Avaliar a atitude do público leigo sobre a fusão foi identificado como um tema importante a ser abordado no programa SES. Para isso, as principais ferramentas previstas são a concepção, execução e análise de uma seção especial dedicada à energia de fusão a serem incluída .num inquérito por questionário à opinião pública a ser realizado na Bélgica (2015) e da implementação de inquéritos CATI ou online em vários países europeus
3. Os principais objetivos da análise mediática sobre fusão são: adquirir mais conhecimento sobre a compreensão do público sobre tecnologias de fusão através do estudo dos quadros de media dessas tecnologias nucleares tanto nos meios de comunicação clássicos, tais como jornais em países seleccionados, e as redes sociais; desenvolver “instrumentos de comunicação”, que são de uso prático, a fim de contribuir para a qualidade do debate público sobre tecnologias de fusão nuclear.
Este projecto é financiado ao abrigo Eurofusion. É coordenado por CIEMAT (Ana Prades), com a participação de SCK-CEN (Bélgica) e ENEA-FRX. O ICS participa abrigo de um acordo com IPFN-IST, o parceiro português na Eurofusion.

Publicações Associadas:

Portuguese Media Discourse on Nuclear Energy Before and After Fukushima

Comparative analysis of the public Discourse about fusion and nuclear energy before and after Fukushima

The Holy Grail of energy? A content and thematic analysis of the presentation of nuclear fusion on the Internet

O desastre nuclear de Fukushima e os seus impactos no enquadramento midiático das tecnologias de fissão e fusão nuclear

The Fukushima nuclear disaster and its effects on media framing of fission and fusion energy technologies


Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim
Entidades: Eurofusion
Rede: Eurofusion