João Mourato (Coord.)
A Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) é um programa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática gerido pela Direção-Geral do Território, orientado para apoiar e capacitar os municípios e as suas comunidades na transição para a economia circular.
Neste âmbito, a colaboração do ICS-ULisboa na componente de avaliação e monitorização do Concurso ‘Redes Cidades Circulares’ tem como objetivos promover:
- Capacitação: Envolve o trabalho e a aquisição de competências pelas cidades, apoiadas por peritos, no desenvolvimento de planos locais de ação para a economia circular, com envolvimento e participação das comunidades locais, integração territorial e cooperação em rede com outras cidades circulares. As Redes Cidades Circulares constituem o principal instrumento de concretização deste objetivo.
- Capitalização: Envolve o imperativo subsequente de síntese dos resultados alcançados pelas cidades e o aproveitamento do capital de conhecimento e relações gerados para criar, em processos de cooperação multinível, mais conhecimento e informação, melhores condições de financiamento e melhor legislação no quadro da economia circular urbana. As plataformas multinível constituem o principal instrumento de concretização deste objetivo.
- Comunicação: Envolve a produção e disseminação de informação com vista ao reconhecimento e sensibilização para a economia circular urbana e à ampliação da esfera de beneficiários indiretos da InC2. A rede de comunicação dinamizada pelo ponto de contacto nacional constitui o principal instrumento de concretização deste objetivo.
Estatuto: Entidade proponente
Financiado: Sim
Entidades: Direção Geral do Território – Ministério do Ambiente e da Ação Climática