projeto

Data de início: 15/10/2018

Data de conclusão: 14/10/2022

STRINGS – Vendendo o rural nas lojas (urbanas) gourmet: O estabelecimento de novas relações entre cidade e o campo através da venda e da consumo de produtos rurais

Mónica Truninger (coord.), Elisabete Figueiredo (coord. geral), Paulo Morgado, Fernando Jorge Pedro da Silva Pinto da Rocha.

Uma das principais transformações da sociedade portuguesa nas últimas 6 décadas relaciona-se com as alterações que, com maior ou menor intensidade, as áreas rurais conheceram e com a consequente reestruturação das relações rural-urbano promovendo a vulnerabilidade de muitos territórios rurais, pelo acentuar de dinâmicas demográficas e socioeconómicas de declínio, assim como o reforço das assimetrias entre o interior e o litoral do país.

Existe consenso sobre a direção e o conteúdo destas transformações, entendidas como consequência da perda de relevância social e económica da atividade agrícola. As alterações desta atividade contribuíram para a reestruturação das áreas rurais que passaram de espaços produtores de alimentos a espaços multifuncionais, especialmente voltados para o consumo. O contributo das políticas nacionais e europeias de desenvolvimento tem sido decisivo nestes processos. No âmbito do rural multifuncional a atividade agrícola tem ganho, sobretudo combinada com outras atividades como a produção florestal, a proteção ambiental e o turismo, uma nova relevância, através da produção de produtos tradicionais e da sua certificação.

À semelhança de outras regiões da Europa, também em Portugal se observa um crescente interesse, por parte dos consumidores, por produtos tradicionais, localmente produzidos e certificados oficialmente ou não e um crescimento de lojas especializadas que os comercializam em meio urbano. Tais processos podem contribuir decisivamente para o estabelecimento de novas relações rural-urbano e para a redução das persistentes assimetrias territoriais, pela valorização dos produtos tradicionais locais, fomentando a produção agrícola e o interesse pelos territórios rurais e permitindo uma maior diversificação da base económica e um desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Apesar disto, existe um reduzido leque de estudos sobre estes processos. Com base em abordagens teóricas e metodológicas multidisciplinares, o projeto STRINGS procura colmatar esta lacuna, analisando o papel que as lojas ‘gourmet’ ou especializadas localizadas em meio urbano podem ter na promoção de novas relações rural-urbano, na dinamização turística das áreas rurais, na sua reestruturação e valorização socioeconómicas e da sustentabilidade e na coesão territorial a nível nacional. Utilizando uma metodologia multi-nível para tipificar as lojas e para compreender globalmente os processos de comercialização; para compreender e mapear estes processos traçando as trajetórias dos produtos –  de forma detalhada a partir de casos selecionados –  desde a sua produção até ao seu consumo, procura-se produzir conhecimento inovador para a melhoria das cadeias de produção, comercialização e consumo de produtos agro-alimentares locais, contribuindo para encontrar novas oportunidades de desenvolvimento rural e para a redução das assimetrias territoriais em Portugal.

Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim