projeto

Data de início: 01/12/2018

Data de conclusão: 31/10/2022

SUSTAINMEALS – Refeições Escolares Sustentáveis: O potencial das cantinas públicas na transição em larga escala para refeições de origem vegetal nas escolas

João Graça (coord.), Mónica Truninger.

Uma transição para dietas com menor consumo de carne, e mais baseadas em alimentos de origem vegetal, é importante para responder a desafios globais de sustentabilidade e saúde na alimentação. No entanto, esta transição deverá implicar uma profunda mudança social. Evidências recentes apontam para a presença de barreiras estruturais em relação à adoção de dietas de base vegetal, e largos segmentos de consumidores não estão dispostos a alterar os seus hábitos de consumo de carne, mesmo reconhecendo benefícios associados a dietas de base vegetal.

Neste contexto, o projeto SUSTAINMEALS adota uma abordagem integrada na promoção em larga escala, ao nível nacional, de mais refeições saudáveis e sustentáveis de origem vegetal. O projeto foca-se em variáveis individuais, ao nível do consumidor, e em variáveis partilhadas ao nível dos contextos de refeição, com dois objetivos imediatos. O primeiro objetivo consiste em compreender como  encorajar os consumidores – e capacitar os serviços de restauração coletiva – para transitar rumo a mais refeições saudáveis e sustentáveis de origem vegetal. O segundo objetivo é desenhar e testar um guia de recursos que traduza este conhecimento para a prática.

Indo ao encontro destes objetivos, o projeto direciona-se aos serviços de refeições de todas as escolas públicas do país. Enquadra-se na transição, e janela de oportunidade, que surge com a aprovação parlamentar a regular a oferta de refeições de origem vegetal nas cantinas das escolas públicas. Em duas fases, que incluem cinco tarefas, o projeto irá desenvolver um quadro metodológico para mapear barreiras e facilitadores desta transição, e recorrer a uma ferramenta de desenho de intervenções para desenvolver a capacidade dos serviços – e encorajar a escolha, aceitação e avaliação positiva dos consumidores – em relação a refeições de origem vegetal.

Para concretizar estas fases e respetivas tarefas, o projeto SUSTAINMEALS recorre aos contextos disciplinares e percursos de investigação da equipa de projeto, com experiência prévia em abordagens complementares ao estudo do consumo/substituição do consumo de carne e dietas de base vegetal, intervenções para a mudança de comportamento na saúde e alimentação, e investigação sobre políticas e práticas de alimentação, com foco nas transições alimentares.

O projeto irá gerar resultados úteis para a melhoria do conhecimento sobre abordagens integradas – mas diferenciadas – na promoção da mudança de práticas em larga escala, e informar várias áreas e audiências interessadas em promover a sustentabilidade e a melhoria da saúde através da alimentação.

Estatuto: Entidade proponente
Financiado: Sim