publicações

Tipo de Publicação: Estudo

Truninger, Mónica, Teixeira, José, Horta, Ana; Alexandre, Sílvia e Silva, Vanda (2012). A evolução do sistema de refeições escolares em Portugal (1933-2012): 1º relatório de pesquisa. Lisboa: ICS.

Publicação associada ao Projecto Entre a Escola e a Família: Conhecimentos e Práticas Alimentares das Crianças em Idade Escolar.

A evolução do sistema de refeições escolares em Portugal foi um processo que se desenvolveu por meio de um conjunto de programas alimentares e de mudanças ao nível da organização jurídico-administrativa, da rede de infraestruturas materiais e equipamentos escolares para o fornecimento de refeições em larga escala (bufetes e
cantinas), dos menus escolares, das normas sociais sobre os significados de alimentação saudável e respetiva transferência de saberes e competências através da educação alimentar para as gerações mais jovens. Neste relatório são identificados e analisados os principais períodos que assistiram a este desenvolvimento desde o início do Estado Novo (em 1933) até aos dias de hoje. Esta análise debruça-se sobre o sistema alimentar escolar em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira. A inclusão desta última região prende-se com o facto de ser considerada a primeira a implementar um programa de alimentação saudável, através do programa Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (em vigor desde 2001).