publicações

Alimentação, Austeridade e Criatividade: consumo e cidadania nas cantinas escolares

Tipo de Publicação: Comunicação

Teixeira, José, Truninger, Mónica, Horta, Ana, Alexandre, Sílvia e Aparecida, Vanda (2012). “Alimentação, austeridade e criatividade: consumo e cidadania nas cantinas escolares”. in Actas do VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações Porto, 20 a 23 de Junho de 2012.

Em Portugal, a actual conjuntura económica Europeia tem conduzido à redução acentuada da capacidade económica dos grupos mais vulneráveis da população e à implementação de um conjunto de políticas de austeridade que estão a afectar os serviços sociais prestados pelo Estado. Procurando compreender em que medida este contexto está a afectar o consumo alimentar das famílias, neste texto desenvolvemos uma análise sobre o modo através do qual a retracção do Estado Social está a afectar a sustentabilidade das redes de provisão estatais, colocando a sua eficácia na dependência da capacidade dos agentes institucionais desenvolverem soluções solidárias e criativas proporcionais à sua autonomia. Por exemplo, o desenvolvimento de um conjunto de circuitos comunitários de acesso ao consumo de bens alimentares. Por último, colocamos algumas questões que consideramos pertinentes sobre as implicações da transferência de competências do Estado para a sociedade civil e da institucionalização dos programas de ajuda alimentar organizados sob o princípio da solidariedade social.

Publicação associada ao Projecto Entre a Escola e a Família: Conhecimentos e Práticas Alimentares das Crianças em Idade Escolar