Skip to content

publicações

Consulta Pública sobre Energia e Clima: A opinião dos portugueses

2015

Tipo de Publicação: Policy Brief

Schmidt, Luisa, Delicado, Ana e Fonseca, Susana (2015), Consulta Pública sobre Energia e Clima: A opinião dos portugueses. Policy Brief. Lisboa. Observa/ICS-ULisboa.

Em junho de 2015 realizou-se uma consulta pública mundial, World Wide Views sobre clima e energia, cujos  principais objetivos foram:

Suscitar o interesse dos cidadãos pelo problema das alterações climáticas, informá-los sobre os assuntos que estão a
ser negociados e envolvê-los no debate sobre as soluções nacionais e internacionais;

Fazer ouvir a voz dos cidadãos, recolhendo as suas opiniões sobre as decisões a serem tomadas na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que se realizará em Paris, em Dezembro de 2015;

Informar os decisores presentes na cimeira sobre as opiniões e expetativas dos cidadãos em relação às decisões
tomadas na COP21, que irão afetar a vida de todos.

Os resultados deste debate global de cidadãos estão disponíveis online e foram comunicados não só aos negociadores da COP21, mas também a governos, funcionários da administração, instituições europeias e das Nações Unidas, autoridades locais, empresas, etc.

Esta consulta pública foi promovida pelo secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações
Climáticas, a Comissão Nacional Francesa para o Debate Público, o Danish Board of Technology Foundation e a Missions Publiques, com o apoio do Governo Francês, anfitrião da Convenção das Partes de 2015 – COP21¹.
Este policy brief apresenta os resultados da consulta pública em Portugal e compara-os com os resultados obtidos a nível mundial e na União Europeia.