publicações

Tipo de Publicação: Capítulo de Livro

Schmidt, L., Guerra, J. (2016). Desenvolvimento sustentável. Tempo e circunstâncias de uma narrativa para o futuro. In Machado, F. L., Almeida, A. N. de, Costa, A. F. da (Org.), Sociologia e sociedade: estudos de homenagem a João Ferreira de Almeida, pp. 421-445. Lisboa: Mundos Sociais. ISBN: 978-989-8536-54-9

Este livro nasce da vontade dos seus organizadores de homenagear um colega com quem partilham um percurso de mais de três décadas na Sociologia, seja como membros de equipas docentes e de equipas de projetos de investigação, seja na autoria conjunta de publicações, seja em dinâmicas de associativismo científico e profissional, seja ainda na qualidade de orientandos de doutoramento. Além de tudo isto, e por isso mesmo, é um colega a quem nos unem laços pessoais de amizade.

Um cientista social de referência, como João Ferreira de Almeida, é homenageado de muitas maneiras. É-o pelos que, na vida profissional própria, se inspiram no seu exemplo; pelos que estudam o que escreveu; pelos que utilizam o seu trabalho científico na investigação que desenvolvem; pelos que o citam nas suas publicações; e pelos que continuam presentemente a trabalhar com ele em diferentes atividades, já que falamos de alguém que continua ativo, a vários níveis, no campo académico e científico.
Os 37 autores que participam neste volume pertencem a instituições universitárias de todo o país. Além do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, as duas casas profissionais de João Ferreira de Almeida, há colegas do Instituto de Sociologia e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, da Universidade do Minho, da Universidade dos Açores, do Instituto Superior de Agronomia, do Instituto Superior de Economia e Gestão e da Universidade Atlântica.