publicações

Educação Ambiental em Portugal: fomentando uma cidadania responsável

Tipo de Publicação: Comunicação

Guerra, João, Schmidt, Luísa, Nave, Joaquim Gil Nave (2008). “Educação Ambiental em Portugal: fomentando uma cidadania responsável”. Comunicação apresentada no VI Congresso Português de Sociologia – Mundos Sociais: Saberes e Práticas. Lisboa. 25 a 28 de Junho de 2008.

Mais de três décadas passadas sobre os primeiros passos da Educação Ambiental em Portugal, os seus resultados (apesar do esforço e empenho de muitos profissionais) não são ainda evidentes e, sobretudo, não são conhecidos, nem estão sistematizados. O projecto de investigação, de que se apresentam aqui alguns resultados, pretende responder a esta lacuna, tendo em conta o movimento de mudança que se vai delineando, quer no sentido de uma maior intensificação do papel do sistema escolar na formação ambiental dos cidadãos, quer no sentido de uma maior articulação, senão mesmo fusão, da educação ambiental com outras áreas da educação para a cidadania.

Pretende-se, a partir de um inquérito aplicado aos cerca de 15.000 estabelecimentos de ensino portugueses, avaliar a situação actual dos projectos de Educação Ambiental e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável numa perspectiva de diagnóstico, identificando-se dinâmicas, constrangimentos e potencialidades dos projectos recenseados, desenvolvidos nos estabelecimentos de ensino quer por iniciativa das escolas, quer por iniciativa das ONG de Ambiente ou de Desenvolvimento, quer, ainda, por iniciativa das autarquias ou de empresas ligadas ao sector ambiental. Realçaram-se também algumas das principais características destes projectos (e.g., áreas temáticas…) e das instituições escolares que os enquadram.

Publicação associada ao Projecto Educação Ambiental – Balanço, Oportunidades e Perspectivas