publicações

Episódio de Conflito Ambiental – O caso da Ponte Vasco da Gama

Tipo de Publicação: Estudo

Garcia, José Luís, Subtil, Filipa, Matos, Gisela, Conceição, Susana (1998). Episódio de Conflito Ambiental – O caso da Ponte Vasco da Gama. Lisboa: Observa.

Portugal parece passar rapidamente de uma situação em que a comunidade científica não tendo um passado marcado pelo reconhecimento nem tido relevância decisiva para o suporte do sistema e coesão política (em termos de “ideologia do progresso” e institucionalidade) se encontra agora colocada na encruzilhada configurada pelas novas responsabilidades perante o poder político (o papel do parecer científico e a presença na esfera do poder) com o seu manto de pressões e seduções, as exigências e expectativas sociais que a podem fazer esquecer os seus limites, e o clima de controvérsia pública aguda que a atravessa internamente e que também a questiona nas suas consequências externamente.

Os megaprojectos de engenharia e as megaestruras técnicas, nascidas da vontade e capacidade operatória tecnológica que corre a par com os seus movimentos de inovação, procura de mercados, produção de novos artefactos e insistência em soluções consabidas para o sistema de emprego (as “obras públicas”), que se multiplicam velozmente constituindo os mais avultados investimentos financeiros do país, serão o produto inexorável de uma única opção racional possível? Qual o papel que nestas decisões jogará a articulação que se desenha entre concepções de configuração urbana, natureza e técnica? Terá algum significado relevante o conflito (também) intracientífico
protagonizado por um engenheiro titular da pasta das obras públicas (Ferreira do Amaral) e um engenheiro líder de uma organização ambientalista (Joanaz de Melo, do Grupo de Estudos do Ordenamento do Território – GEOTA)?

A luta em torno da construção da Ponte Vasco da Gama, a par do dissenso suscitado pela salvaguarda ao ar livre das gravuras paleolíticas do Vale do Côa, evidencia assim a importância que o novo eixo técnica, património ambiental (e no segundo caso também cultural) e sociedade tem nas relações de poder, conflito e mobilização do Portugal contemporâneo.

Publicação integrada no projecto “Episódio de Conflito Ambiental: Ponte Vasco da Gama