Skip to content

publicações

Estudo de opinião sobre reindustrialização, economia verde, uso sustentável de recursos e educação sobre o mar. Sumário executivo para decisores políticos.

2014

Tipo de Publicação: Research Brief

Fonseca, Susana e Delicado, Ana (2014). “Estudo de opinião sobre reindustrialização, economia verde, uso sustentável de recursos e educação sobre o mar. Sumário executivo para decisores político”, Research brief n.º 6, ICS-ULisboa.

A FCUL (Faculdade de Ciências – ULisboa), o ICS (Instituto de Ciências Sociais – ULisboa) e o CITIDEP (Centro de Investigação de Tecnologias da Informação para uma Democracia Participativa), desenvolveram o projeto União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente dos recursos: inquérito, debates e disseminação, financiado pela União Europeia e promovido pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), enquanto Organismo Intermediário, com vista a concretizar o Plano de Comunicação para a informação sobre a União Europeia em Portugal, entre dezembro de 2013 e setembro de 2014.

As ações desenvolvidas incluíram um Estudo de Opinião, seis debates a nível nacional e a respetiva Comunicação/ Disseminação dos resultados através da Web e nos meios de comunicação social.
Com o estudo de opinião procurou-se aferir a proximidade e a perspetiva dos cidadãos relativamente aos temas em análise e promover a sensibilização sobre os mesmos, dando voz ao cidadão na definição das prioridades e políticas da UE.

Os públicos-alvo do estudo de opinião foram a comunidade escolar (professores de todos os ciclos e Alunos do Ensino Secundário), a academia (docentes, investigadores e estudantes do ensino superior) e os cidadãos.

Na comunidade escolar foram incluídos professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário e alunos do ensino secundário, regular e profissional, em escolas públicas e privadas (699 inquiridos). Na academia foram inquiridos investigadores, docentes e alunos do ensino superior, em estabelecimentos públicos e privados, do sistema universitário e politécnico (980 inquiridos).

Quanto aos cidadãos, foi inquirida a população com mais de dezoito anos (1152 inquiridos). O processo de inquirição decorreu entre março e maio através de uma plataforma online.

As temáticas abordadas foram: (re)industrialização versus desenvolvimento sustentável e economia verde; estratégia Europa 2020: objetivo – crescimento sustentável: para uma economia eficiente na utilização dos recursos e sustentabilidade energética; e a importância da educação sobre o mar e os seus recursos.

Os resultados apresentados neste documento foram analisados por Susana Fonseca e Ana Delicado do ICS – ULisboa, recolhendo contributos dos restantes membros da equipa, em particular de Bárbara Barbosa Neves (CITIDEP) e de Cristina Branquinho (FCUL), bem como dos membros da Comissão Científica. O projeto teve como coordenador científico José Manuel Pinto Paixão (FCUL) e coordenador executivo Pedro Ferraz de Abreu (FCUL/CITIDEP).

Neste projeto privilegiou-se a participação de representantes de diferentes áreas do conhecimento científico e de intervenção social, através da formação de uma Comissão Científica (com  representantes de diferentes áreas – ciências naturais, sociais e económicas) e de uma Comissão de Acompanhamento (com representantes de ONG de ambiente; Associação Bandeira Azul da Europa e organizações industriais). Esta abordagem trouxe uma enorme mais-valia, não apenas em relação à elaboração dos instrumentos de pesquisa mas, em particular, para o debate e reflexão sobre os resultados.